sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Roma

   Roma nasceu as margens do rio Tibre por volta de 750 antes de Cristo. Naquela época havia várias cidades gregas que tinham se estabelecido na costa da península Itálica, então Roma que era tão pequena começou a crescer imitando o modelo dessas prosperas cidades-estado gregas.
   A influências das cidades gregas era tão forte sobre os romanos que estes afirmavam ser descendentes dos heróis da gurra de Troia
   Dois dos principais heróis eram Aquiles e Heitor, mas os romanos diziam ser descendentes de Heitor ou seja  de um troiano. Essa história remonta Eneias um herói troiano filho de de Vênus que abandonou a cidade de Troia em chamas e viajou milhares de quilômetros até chegar na península Itálica onde um de seus filhos construiu um novo reino.
   Anos depois os gêmeos Rômulo e Remo nasceram, ele eram descendentes de Eneias isso significava que um dia iriam crescer e governar o reino, então para evitar isso o ambicioso rei Amúlio e tio de Rômulo e Remo decidiu abandona-los num cesto na beira do rio Tibre. Rés a lenda que eles foram encontrados por uma loba chamada Lupa que descobriu os dois meninos recém-nascidos e os amamentou como se fosse seus próprios filhotes para mante-los vivos.
   Quando Rômulo e Remo cresceram quiseram fundar uma cidade, mas tentando definir os limites da cidade os irmãos brigaram e Remo morreu. Foi assim que Rômulo proclamou-se rei e fundou a cidade que chamou de Roma
   Na mitologia os dois eram filhos de Marte que era o deus da guerra por isso nas suas veias corria sangue poderoso e muito agressivo mas por outro lado Eneias o tataravô dos meninos era filho de Vênus que era deusa do amor e da beleza. Por isso os romanos achavam que foram fruto de uma mistura altamente explosiva a guerra e o amor.
    Em seus primórdios Roma era governada por reis e quando um rei morria a elite se reunia para eleger um sucessor, isso quer disser que em Roma o poder sempre esteve nas mãos da elite e essa pessoas eram os patrícios eram os cidadãos que pertenciam as famílias mais antigas da cidade, um grupo de patrícios os mais sábios e experientes formavam um conselho que limitava o poder supremo do rei esse conselho era conhecido como senado. o senado romano foi ganhado poder e prestigio até que 510 A.C. um rei particularmente mau foi deposto e o senado proclamou que nunca mais Roma teria um rei.
    A partir dai Roma é governada pelo povo, dando começo a Republica romano a primeira republica da história. A republica romana funcionava bem, mas as vezes havia problemas, os patrícios que tinham muito dinheiro, terras e poder muitas vezes entravam em choque com os plebeus geralmente mais numerosos e mais pobres ou seja todos os que não eram patrícios.
   Os plebeus começaram a aclamar por melhores condições mais alimentos e novas terras assim o senado decidiu que se Roma estivesse crescendo seria necessário obter mais riquezas e mais terras. Por isso formaram um exercito forte para expandir seu território primeiro toda a península Itálica, depois a Grécia, a Gália e finalmente a  poderosa cidade de Cartago (as guerras Púnicas foram as guerras entre Cartago e Roma sendo três guerras e as três Roma venceu), em seguida começaram a controlar toda o mar Mediterrâneo.Como Roma e a riqueza cresciam a Cidade ficava mais difícil de governar então um general muito bem sucedido se destacou dentre os demais, Julio César. Júlio César foi um general muito popular porque havia ganho muitas batalhas sua vida e seus feitos em Roma o tornaram um dos personagens mais famosos da história. Júlio César deu inicio a época mais gloriosa de Roma.
   Quando Júlio César assumiu o controle da cidade passou a ser adorado pelo povo ele estava a caminho de ser o novo governante de Roma, mas os senadores não gostaram nada dessa ideia pois não teriam mais
no comando. Então organizaram uma conspiração e o esfaquearam até a morte nas escadarias enfrente o senado, sua morte gerou um caos em Roma até que finalmente seu filho adotivo, Otaviano, converteu-se no primeiro imperador romano César Augusto. Ele assumiu o comando, deu fim a um século
 de guerras civis e inaugurou uma era de paz, prosperidade e grandeza imperial.
   Os romanos nunca se conformaram com o território que tinham sempre queriam mais, mais e mais. Essa ambição só foi alcançada graças a formação de exercito mais poderoso do mundo. Muitas de suas estratégias foram baseadas em exemplos de Alexandre o Grande o conquistador da Macedônia. Os soldados romanos foram organizados em unidades chamadas "Falanges" e treinaram a famosa "formação tartaruga" que os protegia com escudos por todos os lados como um casco de tartaruga impenetrável, além disso atrás deles vinham as atiradeiras capasses de disparar gigantes lanças de madeira e também as catapultas que podiam arremessar pedras muito pesadas e enormes bolas de fogo.
   Nos primeiros tempos de império Roma conquistou terras desde o oceano Atlântico até o rio Eufrates, da Inglaterra até o Saara, e os romanos continuaram conquistando e anexando territórios durante séculos. A maior extensão do império foi alcançada durante o século 2 D.C. durante o reinado dos imperadores Cláudio e Trajano, o período chamado de Pax romana.
   No ano 43 D.C. o imperador Cláudio enviou tropas a Bretanha para conquistar os povos Celtas que viviam lá. Os Celtas travaram uma batalha feroz mas como tantos outros não puderam vencer a poderosa maquina de gurra romana. Os romanos construíram cidades fortificadas e redes de estrada estendendo ainda mais os limites de seu império. Umas das cidades que fundaram chamava-se Londinium, que hoje em dia é chamada de Londres,mas essa cidade não ficou muito tempo em poder dos romanos, já que 16 anos mais tarde no ano 60 D.C. Boudica rainha dos ensinos, liderou uma grande revolta. Boudica era uma temível guerreira celta de Cabelos ruivos até a cintura e muito inteligente, ela não perdeu tempo, enfurecida com a humilhação sofrida com seu povo juntou várias tribos e sob seu comando incendiaram Londres e expulsaram os romanos. Um ano depois os romanos enviaram novas legiões para retomar o controle de Londres e castigar os povos rebeldes. A história diz que havia 5 soldados celtas para cada soldado romano.  Você pode pensar que os romanos não tinham a menor chance, mas os romanos demonstraram que as disciplinas rigorosa e as técnicas de guerra eram bem mais eficiente que ter muitos soldados. Os celtas foram derrotados ao longo de incansáveis batalhas. Encurralada a valente Boudica preferiu a morte e se suicidou. Os celtas foram transformados em escravos e levados a roma             

Nenhum comentário:

Postar um comentário